Os "Kits" foram elaborados para atender aquele profissional que, por algum motivo, não possui afinidade em trabalhar diretamente com a argila; como também para ser utilizado durante as sessões no momento em que não há mais tempo hábil para elaborar-se o tema em argila, viabilizando o assunto nesse instante, sem necessidade de deixar para uma próxima sessão a materialização daquilo que emergiu.
Ele é composto por um estojo com imagens representativas de alguns temas que surgem com freqüência no trabalho de ajuda, tanto com crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias, grupos e na orientação de pais, facilitando aos profissionais que, em vez de consumirem um tempo significativo para confeccionar essas imagens, terão acesso imediato a elas por meio dos "kits".
Acompanha, também, uma apostila que serve para orientar o usuário, facilitando o trabalho prático com o seu cliente. As ilustrações são uma pequena amostra do muito que se pode trabalhar com este material.
As cores atribuídas às peças não possuem um significado especial; objetivou-se, apenas, aproximá-las mais da realidade.
A seguir está detalhadamente explanado os elementos que compõe cada "Kit":
(Certificado de registro pela Fundação Biblioteca Nacional,
Ministério da Cultura, nos escritórios de direitos autorais do Rio de Janeiro,
sob número: 135.988 Livro: 216 Folha: 458.)
1 - ESTOJO COM IMAGENS
Caixa com tampa em formato retangular, medindo 29cm de largura por 43cm de comprimento, subdividida em 15 compartimentos que contêm as imagens respectivas de cada temática, numeradas de um a quinze. Esse ordenamento possui apenas a finalidade de melhor orientar o usuário quando for buscar na apostila subsídios para sua aplicação, bem como organizar com maior facilidade, na caixa do "kit", as peças após o seu uso, caso não as mantenha expostas no display.
A matéria-prima utilizada na confecção das esculturas que compõem o "kit" é constituída de argila ou resina. As esculturas em argila passaram por um processo especial, tendo sido queimadas no forno, o que lhes garante uma durabilidade maior, em função do que o "kit" pode ser transportado sem correr o risco de as peças se quebrarem ou sofrerem outros danos, salvo se submetidas a um impacto muito forte; não se deve esquecer que o material é argila! A busca de confeccionar as esculturas em resina foi pelo simples fato de tentar baratear os custos finais dos Kits. Para melhor acondicioná-las e protegê-las, a caixa foi forrada com feltro.
Os temas que integram o "kit" estão enumerados da forma como segue:
2 - APOSTILA
Esta apostila é composta de um total de 86 páginas. Está dividida em: introdução, histórico, fundamentação teórica, formas de aplicação do método, "kit" "Argila: Espelho da Auto-expressão"SUX (material, aplicação), interpretação, conclusões finais e bibliografia.
Na fundamentação teórica, foram sintetizadas algumas referências de abordagens variadas, que podem justificar o trabalho realizado com o método "Argila: Espelho da Auto-expressão"SUX. Não houve a mínima pretensão de esgotar o assunto, nem reduzi-lo aos referenciais teóricos. Este trabalho poderá, com certeza, correlacionar-se com outras linhas teóricas ou áreas, ficando ainda muito a ser estudado.
Esta apostila possibilita trabalhar com os 15 grupos de imagens que integram o "kit 01", cujos temas estão relacionados acima e são abordados pormenorizadamente no tópico "Interpretação (VI)". Cada tema é tratado individualmente, constando do objetivo da utilização de cada um deles, acompanhado de muitas perguntas para direcionar o trabalho com o paciente, e de exemplos de montagens de cenas que vão se estabelecendo no transcorrer do trabalho. Deve-se lembrar que a listagem de perguntas que podem ser aplicadas e os diversos assuntos que podem surgir e que constam neste trabalho não possuem uma seqüência de aplicação. A cada momento pode-se abrir um leque de questões, dependendo do que se esteja trabalhando num contexto de ajuda, bem como com o referencial da história da vida do paciente. A relação de perguntas e os temas são apenas sugestões, não se esgotando nele; dependerão da criatividade e da formação teórica de cada profissional. Fazem-se, finalmente, algumas conclusões. Mas fique a certeza de que ele não finda aqui, pois há muito para ser feito, estudado, aprendido e criado.
3 - APLICAÇÃO
O método "Argila: Espelho da Auto-expressão"SUX pode ser aplicado de três formas:
O "kit" pode ser utilizado nas duas últimas modalidades. Essas duas formas apenas são sugestões, nada impedindo que a criatividade e a individualidade de cada profissional possam aplicar tal material de outra maneira.
Pode ser usado em qualquer contexto terapêutico, independentemente da formação teórica do profissional. Tendo como alvo o indivíduo e seu contexto relacional, pode ser administrado em sessões com enfoque individual, sessões para casais, sessões em âmbito familiar ou grupal.
Tanto a criança como o adulto demonstram acentuado interesse e curiosidade por esse material, que se apresenta com grande facilidade e versatilidade no seu manuseio. Quanto menor a criança, mais clara é sua escolha, porque a fará com uma censura mínima, trazendo abertamente como ela percebe e como se apresenta sua estrutura familiar num dado momento, caso seja um trabalho em âmbito familiar.
É um recurso no qual, por intermédio dessas imagens, o paciente verbaliza seus conteúdos, questionamentos e ansiedades; eles só terão significado a partir daquilo a respeito do qual ele puder falar, nada impedindo que esse referencial possa ser associado com os dados recolhidos por outros instrumentos técnicos .
Os Kits podem ser adquiridos nos locais que ocorrem o curso, como também na Sede "Argila: Espelho da Auto-Expressão"SUX, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2465 ZL. Bigorrilho. Curitiba – Pr, CEP: 80730-460, Fone/ fax: (041) 3019-4589, ou por este Site, que posteriormente será postado via agência de correio.
(Certificado de registro pela Fundação Biblioteca Nacional,
Ministério da Cultura, nos escritórios de direitos autorais do Rio de Janeiro,
sob número: 275.134 Livro: 495 Folha: 294.)
1 - ESTOJO COM IMAGENS
Caixa com tampa em formato retangular, medindo 29cm de largura por 43cm de comprimento, subdividida em 15 compartimentos que contêm as imagens respectivas de cada temática, numeradas de um a quinze. Esse ordenamento possui apenas a finalidade de melhor orientar o usuário quando for buscar na apostila subsídios para sua aplicação, bem como organizar com maior facilidade, na caixa do "kit", as peças após o seu uso, caso não as mantenha expostas no display.
A matéria-prima utilizada na confecção das esculturas que compõem o Kits 02 é constituída de argila ou resina, bem como as esculturas humanas para o trabalho da auto-estima que também é de resina devido à necessidade de grande precisão no encaixe de uma peça com outra. As esculturas em argila passaram por um processo especial, tendo sido queimadas no forno, o que lhes garante uma durabilidade maior, por isso o kit pode ser transportado sem o risco de as peças se quebrarem ou sofrerem outros danos, salvo se submetidas a um impacto muito forte; não se deve esquecer que o material é argila! As esculturas também foram confeccionadas em resina para baratear o custo final do produto. Para melhor acondicioná-las e protegê-las, a caixa foi forrada com feltro, e quando enviada para longas distâncias as esculturas são embrulhadas com plástico bolha.
Os temas que integram o Kit 02 são os seguintes:
A terminologia dada aos 14 módulos é decorrente do seu uso nas sessões terapêuticas; ela foi por nós aproveitada a partir do que os próprios pacientes trouxeram de metáforas nas suas falas durante as sessões, simbolizando o que estavam expressando.
Para melhor representar o que o paciente esteja expressando pode ser montada as cenas utilizando-se as peças de diferentes conjuntos.
2 - APOSTILA
A apostila que acompanha o Kit 02 com 176 págins, se divide em: introdução, histórico, o método, formas de aplicação do método, Kit 02 com o material a ser utilizado, aplicação, interpretação, aplicação do método no trabalho da auto-estima, considerações finais, referências e, ao final de cada capítulo há as ilustrações.
A fundamentação teórica contém sínteses de algumas referências sobre os temas e suas devidas articulações com a própria metáfora e com as outras que compõem o Kit. Não houve a mínima pretensão de esgotar o assunto, nem reduzi-lo aos referenciais teóricos ali citados. Estas esculturas poderão, com certeza, correlacionar-se e formar novos arranjos e outras configurações, restando ainda muito a ser criado.
Esta apostila possibilita trabalhar com os 14 grupos de imagens que integram o kit 02, cujos temas relacionados são abordados pormenorizadamente no tópico "Interpretação (3)". Cada tema é tratado individualmente, constando do objetivo da utilização de cada um deles, acompanhado de articulação teórica e algumas perguntas para direcionar o trabalho com o paciente, e principalmente de exemplos de montagens de cenas que vão se estabelecendo no transcorrer do trabalho. Deve-se lembrar que os diversos assuntos que podem surgir e que constam neste trabalho não possuem uma seqüência de aplicação. A cada momento pode-se abrir um leque de questões e novas montagens entre as diferentes esculturas dependendo do que se esteja trabalhando num contexto de ajuda e de aprendizagem, bem como do referencial da história de vida do sujeito. Os temas são apenas sugestões, seus desdobramentos dependerão da criatividade e da formação teórica de cada profissional. Fazem-se, finalmente, algumas conclusões. Mas tem-se a certeza de que o trabalho não finda, pois há muito para ser feito, estudado, aprendido e criado.
Existe ainda o 15.º tema, aplicação do método para a auto-estima, que inicia sua aplicação após a última escultura citada a do "Sou tão você que sinto falta de mim mesmo".
3 - APLICAÇÃO
A aplicação é dividida em duas etapas, a primeira diz da aplicação semelhante à do Kit 01 (vide na aplicação do Kit 01 transcrito anteriormente) que explica as metáforas ou temas do item 1 ao 14, e a segunda parte diz da aplicação voltada para o trabalho da auto-estima que melhor será explicada a seguir no Kit 3 e que esta voltada para o item 15.
Os Kits podem ser adquiridos nos locais que ocorrem o curso, como também na Sede "Argila: Espelho da Auto-Expressão"SUX, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2465ZL. Bigorrilho. Curitiba – Pr, CEP: 80730-460, Fone/ fax: (041) 3019-4589, ou por este Site, que posteriormente será postado via agência de correio.
(Certificado de registro pela Fundação Biblioteca Nacional,
Ministério da Cultura, nos escritórios de direitos autorais do Rio de Janeiro,
sob número: 275.133 Livro: 495 Folha: 293)
Este kit foi construído para o trabalho específico da temática de auto-estima segundo o método em questão, podendo ser articulado com as metáforas que compõem os Kits 01 e 02. Foi elaborado pensando naquele profissional que, por algum motivo, não possui afinidade de trabalhar diretamente com a argila; também pode ser utilizado independente do aceite ou não do paciente para trabalhar com argila. É muito mais um instrumento de uso do profissional para o tema, com possibilidade de dar continuidade ao que já foi construído e dinamizado pela Escala de percentagens.
É composto de esculturas humanas previamente confeccionadas para que os profissionais, em vez de consumirem um tempo significativo confeccionando-as ou preocupados com o fato de em uma sessão não ser suficiente para realizar todos os procedimentos (confecção, montagem, remontagem e as devidas anotações complementares da "escala de percentagens"), e assim tenham acesso imediato a elas abreviando etapas, agilizando a concretização daquilo que estava sendo trabalhado verbalmente.
Acompanha também uma apostila, que se divide em nove tópicos. Serve para orientar o usuário, facilitando o trabalho prático com o seu paciente. As ilustrações são apenas uma pequena amostra do muito que se pode trabalhar com este material. Traz também folhas avulsas da "escala de percentagens" para o trabalho do resgate, da colagem, folhas com desenho de figuras humanas com diferentes sugestões de montagens, diferentes fisionomias das cabeças e de perucas com diferentes colorações de cabelos, bem como cartas com os desenhos de figuras humanas representativas do "Eu" e do "Outro" presentes neste Kit.
1 - ESTOJO COM IMAGENS
O Kit 03 possui dois tamanhos de caixa com tampa em formato retangular, o maior medindo 44 cm de largura por 30 cm de comprimento e o menor medindo 27 cm de largura por 34 cm de comprimento. O maior está subdividido em 22 compartimentos e contém 10 jogos de aplicação para o trabalho da auto-estima. O menor está dividido em 19 compartimentos e contém 5 jogos de aplicação. Esta disposição possui apenas a finalidade de melhor orientar o usuário quando for buscar na apostila subsídios para sua aplicação ou mesmo depois de finalizado o primeiro procedimento até a montagem das esculturas humanas em resina segundo os dados obtidos.
A matéria prima utilizada na confecção das esculturas humanas e seus complementos são constituídos de resina, devido a necessidade de maior precisão nos cortes para os devidos encaixes das peças, facilitando à diversidade de conjugações possíveis, e tal precisão é muito difícil de ser alcançada no material argila uma vez que a argila pela desidratação, sofre alterações e não alcança a fidedignidade obtida com a resina, não estando em discussão o valor da argila como material primitivo e facilitador da expressão de conteúdos do sujeito. O que se procurou foi um material que melhor atendesse às necessidades da produção de peças em série e que se ajustasse às necessidades requeridas para o trabalho de montagem das esculturas humanas, para este trabalho específico com a auto-estima. A durabilidade das peças em resina é maior do que das confeccionadas em argila, porém não se pode esquecer que se as peças forem submetidas a um impacto muito forte é possível que ocorram quebras; neste caso pode se usar a cola treebond. Por isso, para que o Kit possa ser transportado sem correr o risco de as peças se quebrarem ou sofrerem outros danos, e para melhor acondicioná-las e protegê-las, a caixa foi forrada com feltro e com divisões, e quando transportadas e enviadas para longas distâncias as esculturas são embrulhadas com plástico bolha.
As cores atribuídas às esculturas são resultado da pesquisa dos 150 pacientes submetidos ao método no trabalho da auto-estima, sendo as escolhas mais freqüentes, como também as diferentes fisionomias, as montagens da escultura humana representativa do "Eu" e os encaixes na escultura humana representativa do "Outro". Isto não significa que não existam inúmeras outras combinações, o que aqui está sugerido, como dito anteriormente, são as mais freqüentes. Caso necessitem de alguma alteração em sua pintura original pela escolha do paciente não ser a que ali no estojo está sugerida, pode-se utilizar a tinta acrílica ou plástica.
Os compartimentos da caixa constam com as seguintes peças descritas em pares, sendo as primeiras denominadas para o Kit maior e a entre parênteses para o Kit menor:
As diferentes configurações que vão se montando podem ser articuladas com os temas das outras esculturas dos Kits 01 e 02, como sugerido em diferentes momentos da apostila.
2 - APOSTILA
Organizada em 211 páginas, focando a fundamentação teórica sob temas que norteiam o trabalho da auto-estima segundo o método, entre eles: auto-estima, diferenciação, criança interior, sintoma, desenvolvimento corporal e formação do Eu, partes do corpo e o significado da função e hemisférios cerebrais. Não houve a mínima pretensão de se esgotar o assunto, o objetivo foi justificar teoricamente em que pressupostos o método credibiliza sua prática.
Num segundo momento ocorre a descrição de toda a prática, finalizando com as considerações finais. As ilustrações estão inseridas no final da apostila, após as referências.
3 - APLICAÇÃO
São utilizadas as três formas de aplicação do método já citadas anteriormente, incluindo a confecção da escala de percentagens e os procedimentos referentes ao trabalho do resgate, colagem e reconstrução da escultura representativa do "Eu".
Os Kits podem ser adquiridos nos locais que ocorrem o curso, como também na Sede "Argila: Espelho da Auto-Expressão"SUX, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2465 ZL. Bigorrilho. Curitiba – Pr, CEP: 80730-460, Fone/ fax: (041) 3019-4589, ou por este Site, que posteriormente será postado via agência de correio.
(Certificado de registro pela Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, nos Escritórios de Direitos Autorais do Rio de Janeiro, sob número: 401.949 Livro:749 Folha:109)
Este kit foi construído para o trabalho da identificação e acolhimento da Criança Interior segundo o método em questão, podendo ser articulado com as metáforas que compõem os Kits anteriores. É composto de esculturas humanas (adultas e infantis) com diferentes caracteres, fisionomias e posturas, que possibilitam pela montagem de cenas e sua observação, o reconhecimento, o entendimento e o acolhimento da Criança Interior.
A cena possibilita a visualização do presente no passado, e este podendo ser alterado metaforicamente pela mobilização possível a ser realizada com as esculturas. Assim, busca-se a consciência do sujeito em sua vida no presente, pelo resgate do passado, para reorientá-lo e conectar com um futuro diferente. Portanto, a cena visualizada é memorizada e possibilita substituir ou alterar a cena passada.
O objetivo com os diferentes tamanhos das esculturas que representam o adulto e a criança é para favorecer ao sujeito a lembrança, subliminarmente, de quando era criança, ser pequeno e indefeso, percebendo as sensações corporais do sofrimento e que se repetem hoje pelos sintomas; uma vez que agimos segundo as imagens que temos na mente e que geralmente são construídas pelas experiências vividas anteriormente.
A matéria prima utilizada na confecção das esculturas humanas e seus complementos são constituídos de resina, não estando em discussão o valor da argila como material primitivo e facilitador da expressão de conteúdos do sujeito. O que se procurou foi um material que atendesse às necessidades da produção de peças em série e que na finalização para a venda fosse menos oneroso. O tempo de duração das peças em resina é maior do que das confeccionadas em argila, porém não se pode esquecer que se as peças forem submetidas a um impacto muito forte é possível que ocorram quebras; neste caso pode-se usar a cola treebond. Por isso, para que os Kits ou as peças possam ser transportadas sem correr o risco de se quebrarem ou sofrerem outros danos, e para melhor acondicioná-las e protegê-las, quando transportadas e enviadas para longas distâncias as esculturas são embrulhadas com plástico bolha.
Este kit foi elaborado pensando naquele profissional que, por algum motivo, não possui afinidade de trabalhar diretamente com a argila; também pode ser utilizado independente do aceite ou não do paciente para trabalhar com argila. Como também, em vez dos profissionais consumirem um tempo significativo para confeccionar as esculturas, tenham acesso imediato a elas abreviando etapas, agilizando a concretização daquilo que estava sendo trabalhado verbalmente.
1 - APOSTILA
Acompanha o Kit 04 uma apostila tamanho A5 de 108 páginas com ilustrações coloridas, divida em: Introdução, Método "Argila: Espelho da Auto-Expressão"SUX no trabalho da Criança Interior, Fundamentação Teórica, Aplicação e Conclusão. Serve para orientar o usuário, facilitando o trabalho prático da temática da Criança Interior segundo o método “Argila: Espelho da Auto-Expressão”SUX. As ilustrações são apenas uma pequena amostra do muito que se pode trabalhar com este material e constam no final do manual. Existem também encartes avulsos das outras esculturas adultas e das crianças, que podem servir de auxílio no trabalho.
2 - ESTOJO COM IMAGENS
O Kit 04 existe em dois tamanhos de caixa com tampa e apenas em papelão, em formato retangular. O menor medindo 28 cm de largura por 34 cm de comprimeto e 8,5 cm de altura, em apenas um compartimento e divido em 15 espaços contendo as esculturas representativas de crianças, adultos, os brinquedos, a apostila e os anexos. O Kit maior mede 30 cm de largura, 44 cm de comprimeto e 10 cm de altura, composto de dois compartimentos sobrepostos, o primeiro subdividido em 26 espaços e contendo as esculturas simbólicas de crianças, os brinquedos, a apostila e os anexos.O compartimento inferior está subdivido em 21 espaços contendo as esculturas simbólicas de adultos.
O kit 04 grande é composto das seguintes esculturas, as que estão com o sinal * designam as esculturas que compõem o Kit menor.
2.1 - Esculturas representando adultos
- Homem e mulher normal:
Representação de ações e atitudes coerentes e esperadas dos adultos nos cuidados e nas relações com as crianças.
- Polícia e Homem do saco:
Metáforas utilizadas para retratar o que os pais usam quando se sentem fracos quanto a sua autoridade, ou mesmo, quando não desejam serem os carrascos da situação e assim o fazem através das figuras do meio social, que podem representar figuras de autoridade (a polícia) ou figura que ameaça por raptar as crianças (homem do saco). Pode representar também pais que ameaçam na tentativa de manter o controle ou pais que ameaçam irem embora e abandonarem o núcleo familiar.
- Avós:
Representam as figuras trigeracionais evidenciando o poder, controle, centralização ou o afeto. Podem muitas vezes terem sido mais presentes, eficazes ou dominadoras do que os próprios progenitores, e que podem às vezes estarem ainda a elas subjugados ou dependentes. Caso os pais tenham atitudes permissivas de avós podem representar a superproteção, lembrando que tal atitude pode encobrir sentimentos de rejeição e insegurança dos mesmos.
- Homem e mulher vítimas:
Utilizam-se da vitimização e da culpa para conseguirem o que desejam, como também podem se auto-culparem pelas ações que executam. Usam do mundo externo para fazerem comparações dos filhos, como também usam da chantagem para controlar e manipular, prendendo os filhos como propriedade privada. Permissivos. Responsabilizam aos outros pelo que lhes acontece.
- Homem pançudo bravo* e mulher matrona brava*:
Pais ou avós que usam da braveza para terem o controle das situações. Excessivamente autoritários, determinados e insensíveis.
- Homem* e mulher* batendo (chinelo ou cinta):
Pela agressão física buscam o controle e o domínio das situações. Pertencem a famílias superprotetoras ou agressivas. Costumam descarregar a tensão nos filhos. Tentam alterar o comportamento pela crítica, acusação, julgamento ou comparações. Evidenciam o autoritarismo. São adultos que abusam e provavelmente também sofreram abusos.
- Homem e mulher acusadores:
Representa a crítica, exigência, alta expectativa, autoritarismo. Impacientes e ansiosos para que os filhos executem as atividades que parecem fáceis e que esqueceram das dificuldades que enfrentaram também. A crítica intensifica as dificuldades e encerra sempre generalizações injustas, influenciando a auto-imagem das crianças, que se percebem de maneira depreciativa, inferiorizadora e sem valor. Desejam filhos a sua imagem e semelhança ou neles depositam o que não conseguiram para si próprios. Investem em seus egos mediante o sucesso e o fracasso dos filhos. Não aceitam as diferenças e tratam os filhos com desqualificação, redicularizando, dando apelidos, enfim prezando pela indiferenciação.
- Homem* (pelos agrados materiais) ou mulher* (pelo corpo) sedutores:
Pela sedução conseguem o que desejam e sanam a necessidade afetiva da criança, no entanto o preço final a pagar será do adulto (pela sexualidade, conchavos). É a tentativa de chegar ao abuso sexual.
- Homem* e mulher* acolhedores (sentados ou ajoelhados):
Adultos afetivos e em posições corporais de aconchego e proteção, fornecendo a criança o que necessitava afetivamente e não obteve, e agora poderá vivenciar sem nenhum custo ou chantagem.
Pode representar também pais muito protetores (patos chocos), levando os filhos a acharem que são incompetentes e não aptos para realizarem atividades com autonomia, abafam o crescimento e passam para os filhos que o mundo não lhes dará o que eles lhe proporcionam.
- Mulher afetuosa*:
Representação da figura femenina adulta e acolhedora
- Homem com furos para colocação de objetos:
Sugerindo agressividade, alguém que espeta, fura ou agride de diferentes formas, as vezes pela ação e não necessáriamente pela fala.
2.2 - Esculturas representando as crianças
- Criança sentada ao chão, encolhida não querendo ouvir agressão verbal:
É uma criança cheia de autocrítica que nada tem para fazer. Foi sujeita as agressões verbais constantes desde muito cedo, pais muito críticos que passam por situações difíceis e que rotineiramente insultam seus filhos.
- Criança sentada num canto encolhida:(com opção de duas cabeças representando masculino e feminino)
Pode representar a criança recebendo uma humilhação e encolhida por medo e desesperança, podendo também sugerir depressão, estado depressivo, tristeza, sentimento de culpa por algo que possa ter feito e que tema pelo mesmo. Deseja que adivinhem suas necessidades afetivas. Pais que não reconhecem os sentimentos da criança, a confundem, desorientam, desensibilizam e ela não sabe quem é.
- Criança chorando e segurando um brinquedo, em pé ou deitada:
Dificuldade de lidar com a frustração, fica triste ou se coloca na posição de vítima, sozinha e que ninguém lhe ama ou por ela se interessa. Triste por perder a fonte de afeto e segurança. Possessiva. Desabafo e tristeza, vai se tornando cada vez mais fechada.
- Criança ajoelhada rezando:(com opção de duas cabeças representando masculino e feminino)
Representa a tentativa de rezar e pedir para o poder superior que atenda suas necessidades ou mesmo que lhe proteja de alguma situação a que esteja passando e sentindo muito medo.
- Menino*(a*) sentado(a) comportado(a):
Pode representar uma criança triste e solitária. Faltando afeto, valorização e afirmação. Infeliz pela frustração. Seus pais eram agressivos e desde muito cedo foram insultando a criança que se transformou em retraída, perturbada, amedrontada e intimidada. Pode os pais também serem tímidos, ansiosos e muito críticos, usando de agressões verbais. Desrespeitadas em sua individualidade. Autocrítica e insatisfação abalam a sua confiança, podendo paralisar e evitar novos projetos. A superexigência em relação a corresponder ao que os pais querem, torna tais crianças eternamente presas do sentimento de culpa, por nunca corresponderem a tal padrão de perfeição.
Necessita de mensagens positivas, não pela performance mas simplesmente por ser o que é. Um toque amigável ou um abraço podem fazê-la sentir mais segurança, levando-a a relaxar e descontrair.
Certa inibição e timidez são esperadas, porém pode ser um sinal de insegurança e diminuição de auto-estima. O que gera a timidez é a autocrítica exagerada, perdendo a espontaneidade. São crianças geralmente criadas por famílias perfeccionistas, autoritárias e críticas.
Crianças muito obedientes desistem de lutarem por si próprias, tentam sempre agradar e corresponder às expectativas dos outros. Tornam-se pessoas conformadas, passivas, tristes, pois aprendem a serem submissas a seus pais autoritários por temerem perder o amor.
- Menino(a) não quero ver:
Reflete a tentativa de negar os fatos, a realidade, e que muitas vezes possa as coisas se resolverem pela magia, evidenciando o seu desejo. Assim o pensamento que prevalece é o "mágico e onipotente". Leva a criança a achar que "tudo que acontece é por sua causa". Acreditam em "Papai Noel e Coelhinho da Páscoa". Desejo que tudo aconteça conforme seu desejo, achando-se muito poderosa.
- Menino(a) cutucando:
Pode representar filhos que pela provocação e ao brigarem envolvem os pais para ganharem atenção, uma vez que crise de ciúmes é a reação ao estado real ou imaginário de perda de afeto. Com a chegada de um irmão a criança sente-se traída, pouco atraente, rejeitada e não consegue deixar de odiar este intruso. Algumas crianças declaram o mal estar, outras disfarçam para não perder o afeto.
São crianças que negam a obedecer, não concordam com nada e opõem-se a tudo. Até os 5 anos se sentem o centro do universo e tudo gira em torno delas e existe em função delas. Além da teimosia vem a manipulação emocional.
As crianças muitas vezes se comportam mal por não estarem sendo atendidas em alguma de suas necessidades.
- Menino*(a*) birrento(a):
A birra inicia mais ou menos aos 18 meses quando a criança fica mais solta e escuta mais "nãos". Aparece como uma tentativa de auto-afirmação, uma busca da satisfação dos desejos e saída frente à frustração. É a criança com comportamentos negativistas, oposicionistas, teimosa, mandona, inflexível, desafia autoridade e tenta afirmar sentimentos independentes, porém de forma inadequada.
Dificuldade de lidar com a dupla frustração: incapaz de obter o que deseja e a dificuldade de lidar com isto.
- Menino(a) briguento(a) ou mostrando a língua:
Provavelmente participa de uma cultura "negativa" e foi tratada agressivamente e com exemplos agressivos de relacionamentos, tanto verbais como físicos. Reação a pais agressivos e que insultam. Briga pelo poder. Raiva por ser agredido ou manipulado. Tornam-se inadequados para obterem atenção.
- Menino*(a*) com medo:
Criança que adoece com freqüência pode sentir ansiedade, medo, tristeza. A somatização é a expressão corporal de uma angústia, é a expressão de algo que o sujeito não consegue falar e pode estar inconsciente.
A busca com a Criança Interior é a consciência do significado do sintoma.
O medo é um estado de atenção frente a situações novas e de perigo, por isto é positiva. Porém no exagero é paralisante e nocivo, a criança torna-se lenta, bloqueada para a ação e chega a não evitar o perigo.
O medo é passado pelos adultos, é ensinado. O medo é algo comum nas pessoas, porém é algo patológico ao perturbar o desempenho cotidiano do sujeito. Os pais podem intensificar o medo por suas atitudes. A criança ameaçada torna-se medrosa, pois o medo é uma conseqüência da perda de apoio.
Há medos comuns da primeira infância: medo da separação, dos estranhos, de apoio, quedas, animais, visita a médico, dormir no escuro.
Dos 2 aos 3 anos pode surgir o medo dos animais, dos estranhos, treinamento do uso do banheiro.
Aos 3 anos a imaginação está bem aguçada e os medos estão ligados a situações novas como: animais, barulhos amedrontadores, monstro da televisão, preocupação com a morte.
Aos 4 anos o medo é do escuro, animais, monstros e situações novas, teme que os sentimentos de raiva para com os pais se realize, que os desejos e as fantasias se concretizem.
Já aos 6 anos o medo está ligado ao chegar atrasado na escola, ser esquecido, de errar, de fracassar e não agradar, da separação e da rejeição.
Pais que punem os filhos com a impunidade geram filhos medrosos e ansiosos, fisicamente inativos, sem energia, inibidos, fechados e incapazes de batalharem. Não tem curiosidade, desconfiados, tímidos, obedientes e complacentes.
- Menino(a) com asas:
Criança que para ser amada necessita ser um anjo ou tenta não enfrentar, o que faz se fazendo de "santa". Pensamento mágico e onipotente, alçam vôo para onde desejarem.
- Nenê, bebe*:
Mostra comportamentos regressivos a estágios iniciais do desenvolvimento, sentimento de ameaça e stress. Criança insegura com a chegada de um irmãozinho (a), com medo de perder seu espaço, reinado, troninho. Não desejo de crescer, infantilização, dificuldade de enfrentamento, desejo de ser cuidado. Representa a exigência de dar conta de cuidar dos filhos dos Pais ainda quando criança.
- Menino(a) normal feliz
- Menino*(a*) normal braços para baixo ou segurando um brinquedo no colo:
Criança feliz, alegre, segura e vivendo prazerosamente sua infância brincando e se divertindo. Satisfeita em suas necessidades. Apresenta no desenvolvimento bom grau de autonomia, condizente a faixa etária que se encontra.
2.3 - Brinquedos e objetos que auxiliam a cena
2.4 - Outros Materiais
Pode usar qualquer outro material que possa auxiliar para formalizar melhor a montagem da cena, podendo ser as esculturas que compõem os Kits "Argila: Espelho da Auto-Expressão"SUX. Aqui citamos algumas das esculturas metafóricas utilizadas:
Kit 01 - depenado (vítima), menino infantilizado, figuras humanas do estraçalhado, déspota com os súditos, grade do prisioneiro, encima do muro, estagnado, lutadores de Box.
Kit 02 - merda, adulto e criança com os brinquedos e objetos, anjo e pela crítica, acusação, julgamento ou comparações. cabeças e só corações, adulto infantilizado.
Kit 03 - adulto com vários espetos, adulto nas 4 posições de braços, podendo também serem representações das figuras femininas pela peruca e pelos seios.
Escultura universal: Sou tão você que sinto falta de mim mesmo
Os significados de tais esculturas foram citados anteriormente de maneira breve e sucinta, caso haja a necessidade de maior aprofundamento das temáticas isto pode ser obtido nos manuais que acompanham os Kits.
Os Kits podem ser adquiridos nos locais que ocorrem o curso, como também na Sede "Argila: Espelho da Auto-Expressão"SUX, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2465 ZL. Bigorrilho. Curitiba – Pr, CEP: 80730-460, Fone/ fax: (041) 3019-4589, ou por este Site, que posteriormente será postado via agência de correio.
Este livro é o resultado da tese de mestrado da Psic. Maria da Glória Cracco Bozza, o qual aborda sua prática clínica com a formalização do método "Argila; Espelho da Auto-Expressão" desenvolvido nos seus 21 anos de trabalho na área da psicologia clínica.
Apresenta os seguintes temas:
INTRODUÇÃO
A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO
1 A ARGILA E SUA UTILIZAÇÃO TERAPÊUTICA
2 SOBRE MÉTODO OU TÉCNICA
3 HISTÓRICO
4 MATERIAL E O MÉTODO
4.1 MATERIAL
4.2 MÉTODO
5 FORMAS DE APLICAÇÃO DO MÉTODO
5.1 SUJEITO E TERAPEUTA MODELAM SEGUNDO TEMA LIVRE OU TEMA DIRIGIDO
5.2 TEMA ESCOLHIDO PELO SUJEITO A PARTIR DAS ESCULTURAS PREVIAMENTE CONFECCIONADAS
5.3 ESCULTURAS ESCOLHIDAS PELO TERAPEUTA COMO TEMA
O MÉTODO NA PRÁTICA CLÍNICA
REFLEXÕES SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DO INCONSCIENTE E A MODELAGEM EM ARGILA
1 O INCONSCIENTE
2 CARACTERÍSTICAS DO INCONSCIENTE
3 AS TÉCNICAS ANALÍTICAS
ARGILA: ESPELHO DA AUTO-EXPRESSÃO
REFERÊNCIAS
Num primeiro momento há um recorte sobre as características da argila e suas diferentes formas de utilização enquanto forma terapêutica, após existe uma comparação desta técnica com outras utilizadas em processos terapêuticos como: desenho, colagem, brinquedo, com seus diferenciadores.
Na seqüência há a apresentação do método propriamente dito com as três diferentes formas de aplicação.
Após ocorre a apresentação de um caso clínico e a utilização do método com suas diferentes formas de aplicação durante o processo terapêutico, todas as etapas de evolução estão ilustradas ao todo com 22 fotografias coloridas, ficando muito claro o desenvolvimento emocional deste paciente, pela progressão das diferentes elaborações de esculturas em argila ou da utilização das outras duas formas de aplicação do método.
Há um capítulo voltado para as reflexões sobre o inconsciente no trabalho da modelagem em argila.
Por último há as conclusões de todo este trabalho.
Assim o método vislumbra auxiliar o sujeito a conhecer o que se passa em seu interior, reconstruindo a sua história pela consciência dos processos inconscientes, que pela utilização de uma das formas de aplicação arremessa para o exterior os conteúdos de sua existência interna.
O método portanto facilita o advir do inconsciente e está sempre em constante processo de inovação e criação.
O livro está a venda em Curitiba (PR) na Sede "Argila; Espelho da Auto-Expressão", fone (041) 3019-4589, ou nas livrarias Curitiba. Ainda solicite pelo e-mail deste site que lhe enviaremos por reembolso postal.